quarta-feira, 7 de abril de 2010

Filme: Chico Xavier

Na última segunda-feira fui ver o filme "Chico Xavier". Confesso que tinha um conceito muito próprio da doutrina espírita e acreditava na figura austera do mestre da psicografia, conceitos esses que me levaram a assistir ao filme sobre a vida do cardecista mineiro e me emocionar com a história.
O filme, que tem como pano-de-fundo o caso inédito, onde uma carta psicografada é utilizada como prova em um julgamento e contribui para a absolvição do réu, traz a vida do mais famoso seguidor brasileiro da doutrina fundada por Allan Kardec em meados do século 19.
Infância sofrida: perdeu a mãe ainda muito jovem - mas, que o guiou, em espírito, durante muitos anos - , viveu com uma madrinha, que o batia constantemente; morou com uma madrasta, que o amou como a um filho; começou a escrever suas primeiras psicografias em forma de redações na escola; desacreditado pelo pai mas em paz consigo mesmo.
Adolescência conturbada: já consciente do dom especial, é auxiliado por outros dois espíritas a descobrir sua missão ao solucionar um caso de possessão em uma de suas irmãs; trabalhou como ajudante em um restaurante e escreve seu primeiro livro aos 17 anos, já sobre a orientação de seu guia espiritual, Emmanoel.
Vida adulta de reconhecimento: com 451 livros publicados no Brasil em diversos países, Chico Xavier ajudou a divulgar a doutrina espírita com maestria e simplicidade, visto que não recebia pela vendagem dos livros, pois não atribuía a ele a autoria de nenhuma das suas obras, mas aos espíritos de luz que os ditavam, revertendo toda dinheiro à instituições que ele ajudava a manter.
Ao passo que mostra o lado austero da figura "Francisco Cândido Xavier", o filme retrata o lado engraçado e tipicamente mineiro do grande "Chico Xavier". - Confeço que me rendeu boas risadas, à mim e ao resto da sala lotada do cinema.
De altíssimo gosto e impecável produção, o Filme Chico Xavier é um daqueles que renderiam grandiosos prêmios mundo afora.

Quase não saio do Cinema!!! Simplesmente "luminoso". Mais que recomendo, intimo que vocês assistam. Forte Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário